Uma ideia bem elaborada sempre tem grandes chances de dar certo. É o caso da instituição do Dia Nacional do Álbum celebrado no Reino Unido no último 19 de outubro.
Com o intuito das pessoas se aproximarem mais dos clássicos discos de vinil, o evento resultou em um aumento de 17% nas vendas do formato, sendo impulsionado por quase 50 reedições históricas.
Afinal, qual é o disco de vinil mais procurado no Google?
Entenda porque a fita cassete está voltando
Confira a lista dos 10 álbuns de rock mais vendidos nos EUA em 2023
A Official Charts Company, que realiza a sondagem de dados da indústria musical no território britânico, informou que mais de 60 mil LP’s foram vendidos na sexta (18) e no sábado (19).
“Este ano, houveram mais títulos de LP relançados por gravadoras do que nunca e um apoio ainda maior de nossa valiosa parceira de transmissão Radio 2 e de plataformas de álbuns como Classic Album Sundays e da comunidade de varejo musical de todo o Reino Unido”, disse um porta-voz da Official Charts Company.
Vinil: saiba quais são os países que mais consomem o formato
O vinil é um formato que ressurgiu com toda a força neste século. Ele, é atualmente um dos principais atores da indústria fonográfica mundial e os grandes artistas globais têm escolhido disponibilizar seus novos títulos nos “bolachões”, não centralizando apenas no streaming.
Nos EUA, o consumo de discos de vinil superou o de CD’s pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, a receita gerada por discos de vinil foi de US$ 1,9 bilhão (algo em torno de R$ 10,3 bilhões no câmbio atual), representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
Essa ascensão é impulsionada pela preferência dos colecionadores por sua raridade e qualidade de áudio e, na Ásia, que é responsável por quase metade das receitas globais de CD’s, DVD’s e vinis, grupos de K-pop lideraram o ranking mundial de álbuns mais vendidos em 2023.