Rough, o terceiro álbum solo de estúdio da saudosa Tina Turner (1939-2023), está sendo relançado em vinil pela primeira vez em 20 anos. Lançado originalmente em 1978, este trabalho de estúdio viu a eterna Rainha do Rock se afastar do som de rock e soul de alta octanagem dos álbuns anteriores.
Recentemente separada de seu marido e parceiro musical Ike Turner (1931-2007), Rough esculpiu uma nova identidade musical de Tina Turner misturando sonoridades como a disco music e blues com a faixa de abertura Fruits of the Night e Fire Down Below de Bob Seger.
A Billboard observou este álbum como uma “variedade aventureira de material antigo e novo”, acrescentando que a “entrega de Turner não perdeu nada de seu estalo e crepitação”.
Agora, Rough ganha uma reedição especial em vinil pela Warner Music, através da Record Store, pelo valor de US$ 49,99 (cerca de R$ 289 no câmbio atual – taxas podem ser aplicáveis).
Tina Turner: a ‘Rainha do Rock’ vendeu mais de 200 milhões de discos e ganhou notoriedade mundial
Ao longo de sua bem sucedida carreira, Tina Turner vendeu mais de 200 milhões de discos e teve 10 singles de sucesso e 9 álbuns no TOP 10 do Reino Unido, sendo a primeira artista feminina a ter um hit no TOP 40 em seis décadas consecutivas na região britânica. Seus álbuns combinados resultaram em um sucesso comercial com 20 discos de platina no Reino Unido e 9 nos EUA, ao mesmo tempo em que alcançam grandes vendas no resto do mundo.
Tina Turner ganhou oito prêmios Grammy e foi indicada para 25 deles, além de ser introduzida no Hall da Fama do Rock & Roll em 1991 como parte da famosa dupla Ike & Turner e novamente como um ato solo em 2021. A cantora também tem estrelas na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama de St. Louis.
Leia também:
Afinal, qual é o disco de vinil mais procurado no Google?
Entenda porque a fita cassete está voltando
Confira a lista dos 10 álbuns de rock mais vendidos nos EUA em 2023
Sua turnê Break Every Rule de 1988 quebrou o recorde mundial de maior público pagante em um show solo, com 184 mil pessoas no Brasil, com um show histórico no Maracanã, no Rio de Janeiro.
A revista Rolling Stone a nomeou Tina Turner com uma das 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos na posição 17 e entre as 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos, na posição 63.
Confira o conteúdo completo da reedição do álbum Rough, de 1978, em vinil:
1. Fruits of the Night
2. The Bitch is Back
3. The Woman I’m Supposed to Be
4. Viva La Money
5. Funny How Time Slips Away
6. Earthquake & Hurricane
7. Root, Toot Undisputable Rock ‘n’ Roller
8. Fire Down Below
9. Sometimes When We Touch
10. A Woman in a Man’s World
11. Night Time is the Right Time