Novas pesquisas sugerem que a música clássica está ganhando popularidade entre os criadores de conteúdo do YouTube. Em 2022, foi registrado um significativo aumento de 90% no acesso global de pessoas interessadas no gênero na maior plataforma de vídeos do planeta.
As informações são da Epidemic Sound, provedor de trilhas sonoras isentas de royalties com sede na Suécia. A empresa descobriu que este foi o gênero de crescimento mais rápido usado pelos criadores de conteúdo neste ano.
O crescimento da música clássica no YouTube foi observado em regiões como a Europa, América Latina, Oriente Médio, África e Estados Unidos. Para a Epidemic Sound, este fenômeno é descrito como um “movimento liderado por criadores”.
A empresa analisou metadados e conteúdo gerado por usuários do YouTube que incluíam músicas de seu catálogo de mais de 35 mil faixas musicais. Além disso, a empresa também observou um aumento de 64% em downloads de faixas de música clássica da Epidemics e seus títulos foram reproduzidos mais de 200 milhões de vezes em plataformas de streaming.
“A música clássica oferece uma grande variedade de emoções. Pode ser melancólico e alegre dependendo da filmagem, então o gênero se encaixa muito bem com o sentimento que quero evocar em meus vídeos.”, disse a criadora de conteúdo norueguesa Cecilia Blomdhal, que utiliza música clássica na criação de seus vídeos diários.
O aumento do interesse por este gênero musical no YouTube vem de encontro com o recente lançamento do serviço de streaming STAGE+, um empreendimento da Universal Music Group e da lendária gravadora Deutsche Grammophon.
A gravadora descreveu o lançamento da plataforma STAGE+ como o “último marco no desenvolvimento digital da música clássica”.