O lendário pianista Herbie Hancock estreou na Blue Note em 1962 e rapidamente se estabeleceu como um pianista notável e um compositor brilhante com três álbuns excelentes – Takin’ Off, My Point Of View e Inventions & Dimensions – antes de fazer o que é amplamente considerado seu primeiro álbum obra-prima: Empyrean Isles.
O disco, relançado em vinil pela Universal Music, via Blue Note Records, já está disponível para pré-venda no site da Umusic Store pelo valor de R$ 249,90 (+ frete).
Gravado em 1964, o álbum parecia destilar toda a amplitude da arte de Hancock em uma jornada musical de 35 minutos. Juntando-se a Hancock na viagem estavam três de seus colaboradores mais próximos: o trompetista Freddie Hubbard e os companheiros de banda do quinteto de Miles Davis de Hancock: Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria. Cada uma das quatro peças originais distintas que Hancock compôs para a data ocupa seu próprio espaço.
O quarteto lança a abertura do álbum One Finger Snap, que consiste em uma única linha de abertura que leva diretamente a improvisações empolgantes de Hubbard e Hancock. O primeiro lado termina com o sedutor Oliloquy Valley, que evoca uma vibração misteriosa e mística.
O outro lado começa com um dos temas mais duradouros de Hancock, Cantaloupe Island, com seu groove ondulante e melodia inesquecível, antes de passar para um reino mais exploratório com The Egg, um épico expansivo de 14 minutos que flerta com a vanguarda e oferece amplo espaço para os músicos deixarem sua imaginação correr solta.
Este Blue Note Classic Vinyl Edition é estéreo, totalmente analógico, remasterizado por Kevin Gray das fitas analógicas originais e prensado em vinil 180g na Optimal.
Confira o conteúdo completo de Empyrean Isle:
Lado A
One Finger Snap
Oliloqui Valley
Lado B
Cantaloupe Island
The Egg