Produzido pela BMG e Live Nation, o documentário Moonage Daydream de David Bowie (1947-2016), foi um grande sucesso comercial em 2022, arrecadando mais de US$ 12 milhões (cerca de R$ 63 milhões) nas bilheterias.
Com isso, este projeto audiovisual que revisita a carreira de um dos maiores nomes a história do pop, foi o mais rentável do ano, superando qualquer trabalho de outras categorias.
A BoxOfficeMojo aponta que Moonage Daydream arrecadou mais de oito vezes a quantia financeira de 2000 Mules nas bilheterias em todo o mundo neste ano.
Tal resultado beneficiou muito a BMG, co-produtora do documentário, haja visto que a empresa realizou uma expansão estratégica na produção de filmes há cinco anos, com temas musicais, optando em desenvolver propriedades internas – e com parceiros comerciais – em vez de adquirir uma produtora de filmes.
Além de Moonage Daydream de Bowie, a BMG também lançou outras obras audiovisuais musicais como DIO: Dreamers Never Die, Joan Jett: Bad Reputation, Rudeboy: The Story of Trojan Records, David Crosby: Remember My Name e Echo in the Canyon.
“Esta é uma notícia incrível. Emergir com o documentário de maior bilheteria em qualquer categoria, não apenas música, é um endosso significativo de nossa decisão de construir uma unidade de filmes internamente, em vez de adquiri-la”, comemora Hartwig Masuch, CEO da BMG. “Isso mostra que a abordagem do BMG pode ser útil não apenas na edição de música e discos, mas também no cinema. Há muito mais por vir.”
Moonage Daydream, que contou com a direção de Brett Morgan, é o maior sucesso financeiro da BMG no mundo do cinema até o momento.