Lançamentos

‘Claridade’ de Clara Nunes ganha versão especial em vinil

Foto: Divulgação

A Universal Music lançou neste ano, o antológico álbum Claridade, lançado em 1975 que rendeu à saudosa cantora Clara Nunes (1942-1983) sua consagração popular. Neste relançamento, o álbum ganha uma versão em vinil branco translúcido.

Graças ao seu enorme talento e à guinada estética-musical idealizada pelo radialista e produtor musical Adelzon Alves, a cantora mineira viu sua carreira progressivamente deslanchar no início da década de 1970, quando trocou boleros e um romantismo exacerbado pela cadência bonita do samba.

Embalado pelos versos de O mar serenou (Candeia), o álbum vendeu 600 mil cópias, algo inimaginável para um disco de samba, para uma cantora e, sobretudo, para um disco de samba de uma cantora.

O sincretismo religioso, traço que foi se tornando cada vez mais marcante na carreira e na vida de Clara, rendeu outro estrondoso sucesso, A deusa dos orixás, de Toninho Nascimento e Romildo Bastos, autores do hit anterior, Conto de areia.

Foto: Universal Music

O futuro clássico da música popular brasileira, Juízo final, ganhou sua mais bela versão. Graciosa, Clara ilumina Ninguém tem que achar ruim, samba amaxixado do pioneiro Ismael Silva, e ousa dando voz à malandragem carioca de Bafo de boca.

Da Portela, escola que soube recebê-la tão bem, vem Sofrimento de quem ama e Vai amor, além do tristíssimo O último bloco, outro samba de Candeia. As igualmente belas Valsa do realejo e Que sejas bem feliz (Cartola) também merecem destaque.

A expressiva e inédita vendagem de Claridade foi um marco na história da música popular brasileira, contribuindo para o reconhecimento das cantoras de samba.

Confira o conteúdo completo de Claridade de Clara Nunes:

Lado A

1 – O mar serenou (Candeia)
2 – Sofrimento de quem ama (Alberto Lonato)
3 – A deusa dos orixás (Toninho / Romildo)
4 – Juízo final (Élcio Soares / Nelson Cavaquinho)
5 – Tudo é ilusão (Anibal Silva / Eden Silva / Raul Moreno)
6 – Valsa do realejo (Paulo Cesar Pinheiro / Guinga)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Lado B

1 – Bafo de boca (Paulo Cesar Pinheiro / Joao Nogueira)
2 – O último bloco (Candeia)
3 – Ninguém tem que achar ruim (Ismael Silva)
4 – Às vezes faz bem chorar (Ivor Lancellotti)
5 – Vai amor (Walter Rosa / Monarco)
6 – Que sejas bem feliz (Cartola)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tecnologia

Levanta a mão quem nunca teve uma marca que desperta aquela lembrança afetiva da infância, adolescência ou até mesmo da vida adulta, mas que...

Tecnologia

Estamos na onda do retorno do mais clássico formato da indústria musical, o vinil. E com isso, até as novas gerações passaram a se...

Lançamentos

Para comemorar o 50º aniversário do clássico álbum The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, o lendário músico britânico Roger Waters lança...

Mercado

O formato vinil voltou com tudo e ganha cada vez mais força! A RIAA (Recording Industry Association of America) informou que a receita de...

© 2022-2024 - Vinews. Todos os direitos reservados. All rights reserved

Sair da versão mobile