Catch a Fire é o quinto álbum de estúdio da lendária banda de reggae The Wailers (também conhecida como Bob Marley and the Wailers), lançado em abril de 1973. Este foi o primeiro trabalho de estúdio de Bob Marley lançado pela Island Records.
Agora, este aclamado trabalho da lenda do reggae acaba de ganhar uma edição especial de 50 anos de lançamento pela Universal Music, em vinil triplo além de um disco gravado no Edmonton Sundown em maio de 1973, que está disponível na Record Store pelo valor de US$ 87,99 (cerca de R$ 511 no câmbio atual – taxas podem ser aplicáveis).
Depois de terminar uma turnê pelo Reino Unido com Johnny Nash, os Wailers começaram a gravar faixas para a JAD Records quando um contrato disputado da CBS com Danny Sims criou tensões. A banda não tinha dinheiro suficiente para retornar à Jamaica, então seu empresário Brent Clarke abordou o produtor Chris Blackwell, fundador da Island Records, que concordou em adiantar dinheiro aos Wailers para um álbum.
Em vez disso, Bob Marley e os Wailers usaram esse dinheiro para pagar suas passagens de volta para casa, onde concluíram as gravações que constituem Catch a Fire.
O álbum tem nove músicas, duas das quais foram escritas e compostas por Peter Tosh e as sete restantes foram de Bob Marley. Embora Bunny Wailer não seja creditado como escritor, o estilo de escrita do grupo foi um processo coletivo.
Leia também:
Afinal, qual é o disco de vinil mais procurado no Google?
Entenda porque a fita cassete está voltando
Confira a lista dos 10 álbuns de rock mais vendidos nos EUA em 2023
Para o álbum seguinte imediato, Burnin’, também lançado em 1973, ele contribuiu com quatro músicas. Depois que Marley retornou com as fitas para Londres, Blackwell retrabalhou as faixas no Island Studios, com contribuições do músico de estúdio do Muscle Shoals, Wayne Perkins, que tocou guitarra em três faixas overdub.
Bob Marley: a história da capa de ‘Catch A Fire’
Catch a Fire teve um lançamento original limitado sob o nome The Wailers em uma capa representando um isqueiro Zippo, projetado pelos artistas gráficos Rod Dyer e Bob Weiner. Outros lançamentos subsequentes tiveram uma capa alternativa projetada por John Bonis, apresentando um retrato de Esther Anderson de Marley fumando um spliff, e creditando a banda como Bob Marley and the Wailers.
Confira o conteúdo completo da reedição comemorativa de Catch a Fire, o álbum de Bob Marley and The Wailers de 1973, em vinil triplo:
Disco 1 – Álbum original
Concrete Jungle
Slave Driver
400 Years
Stop That Train
Baby We’ve Got A Date (Rock It Baby)
Stir It Up
Kinky Reggae
No More Trouble
Midnight Ravers
Disco 2 – Paris Theatre London / 24th May 1973
Rastaman Chant
Slave Driver
Stop That Train
No More Trouble
400 Years
Midnight Ravers
Stir it Up
Concrete Jungle
Get Up, Stand Up
Kinky Reggae
Disco 3 – Sessions
Slave Driver (Jamaican Extended Version)
400 Years (Jamaican Extended Version)
High Tide Or Low Tide (Jamaican Alternate Version)
Stir It Up (Jamaican Alternate Version)
No More Trouble (Jamaican Extended Instrumental)
Stir It Up (Jamaican Extra Organ Version)
No More Trouble (Jamaican Extended Version)
Stop That Train (Working Mono Version)
Disco 12″ – Edmonton Sundown May 1973
Slave Driver (The Sundown Theatre in Edmonton, England. May 1973)
Get Up, Stand Up (The Sundown Theatre in Edmonton, England. May 1973)
Stop That Train (The Sundown Theatre in Edmonton, England. May 1973)