Mercado

As pessoas estão mais ouvindo música do que nunca, revela IFPI

Foto: Spotify

A música é parte integrante das nossas vidas. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) certa vez escreveu em seu livro Crepúsculo dos Ídolos de 1889 uma frase que é lembrada até hoje: “Sem a música, a vida seria um erro”, considerando esta arte como uma ligação profunda à vida, a felicidade e à filosofia.

E neste novo século, o gosto das pessoas por esta arte tem sido bem intenso. É o que garante uma recente pesquisa realizada pela IFPIFederação internacional da Indústria Fonográfica e publicada nesta quinta-feira (17), intitulada Engagin with Music 2022.

O relatório do órgão que gerencia a indústria musical em todo o planeta buscou revelar como as pessoas gostam e se envolvem com a música. Para isso, foram consultadas 44 mil pessoas em 22 países.

O resultado é animador: as pessoas estão ouvindo mais música do que antes: elas gastam 20,1 horas semanais ouvindo música. Além disso, mais de 45% das pessoas consultadas consomem singles e álbuns através de assinaturas pagas de serviços de áudio por streaming, a exemplo de plataformas como Spotify, Deezer, Amazon e Apple Music.

Essas empresas oferecem entre 75 e 100 milhões de faixas em suas assinaturas premium.

Outro dado interessante é que mais de três quartos dos entrevistados ouvem música em vários formatos. São eles: rádio, TV, filmes, trilhas sonoras, vídeos curtos, entre outros.

Considerando que estamos na era do streaming, formatos antigos como o vinil, CD e até fita cassete, que foram utilizados de forma abrangente no mundo entre as décadas de 1960 e 1990, devem ser considerados no consumo deste século, haja vista o seu ressurgimento no mercado global.

O grande exemplo disso é o vinil, que retornou bem ao mercado e até os jovens são ávidos consumidores, resultado dos lançamentos de novos artistas que aderiram aos bolachões para lançamentos especiais.

Ainda segundo a IFPI, para 63% das pessoas entrevistadas na pesquisa Engagin with Music 2022, a música é um papel importante em suas vidas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

E falando em rádio, 73% dos entrevistados preferem ouvir música neste clássico veículo.

“Continuamos nosso trabalho para garantir que aqueles que buscam lucrar com música não licenciada e não autorizada não ameacem a vitalidade de um ecossistema musical essencial para artistas e fãs. Engaging with Music 2022 serve como um lembrete saudável e comemorativo da verdadeira importância e valor global da música e da necessidade de protegê-la e apoiá-la”, disse Frances Moore, diretora executiva da IFPI.

(Velha) Conclusão: música é vida!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tecnologia

Levanta a mão quem nunca teve uma marca que desperta aquela lembrança afetiva da infância, adolescência ou até mesmo da vida adulta, mas que...

Tecnologia

Estamos na onda do retorno do mais clássico formato da indústria musical, o vinil. E com isso, até as novas gerações passaram a se...

Lançamentos

Para comemorar o 50º aniversário do clássico álbum The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, o lendário músico britânico Roger Waters lança...

Mercado

O formato vinil voltou com tudo e ganha cada vez mais força! A RIAA (Recording Industry Association of America) informou que a receita de...

© 2022-2024 - Vinews. Todos os direitos reservados. All rights reserved

Sair da versão mobile