Lançado em agosto de 1989 pela Polygram, hoje Universal Music, no fim dos tempos áureos dos long plays e do início da consolidação do novo formato CD, o álbum Burguesia, de Cazuza, foi apresentado original e estrategicamente nas versões LP e CD.
O vinil era duplo, para comportar as 20 faixas. Esse é o último trabalho do poeta, que estava com a saúde já bem debilitada, mas nem por isso deixou de ser um de seus projetos mais icônicos. À época de seu lançamento, o álbum vendeu a excelente marca de mais de 250 mil cópias.
Para celebrar os 35 anos desse importante disco, a Universal Music apresenta agora a reedição do projeto, também em vinil duplo, nas cores azul e amarelo, que já está disponível na Umusic Store pelo valor de R$ 349,90.
O primeiro disco ressalta a veia roqueira do poeta carioca em faixas como Burguesia e Nabucodonosor. Estão ainda presentes Tudo é Amor e Garota de Bauru.
A obra continua com Eu agradeço, Babylonest Eu quero alguém e Como já dizia Djavan, uma parceria de Frejat e Cazuza, estão presentes no lado B do disco 1, que termina com o folk desesperançado Perto do fogo
Leia também:
Afinal, qual é o disco de vinil mais procurado no Google?
Entenda porque a fita cassete está voltando
Confira a lista dos 10 álbuns de rock mais vendidos nos EUA em 2023
O disco 2, que traz um viés do cantor mais próximo da MPB, tem em seu repertório Cobaias de Deus, emocionante parceria com Angela Rô Rô, na qual Cazuza expõe sua dor: “Meu pai e minha mãe, eu estou com medo/ Porque eles vão deixar a sorte me levar”.
Mulher sem razão (Dé/ Bebel Gilberto/ Cazuza) alivia, mas nem tanto: “Sonhar só não tá com nada/ É uma festa na prisão”, sentencia o bardo. Quase um segundo (Hebert Vianna) e Esse cara (Caetano Veloso) ganham versões delicadas, beirando o desamparo.
Há ainda Filho único (Cazuza/ João Rebouças) e o samba-canção Preconceito (Fernando Lobo / Antonio Maria). “De que vale sonhar um minuto se a verdade da vida é ruim? / Se existe um preconceito muito forte separando você de mim”, sentencia Cazuza.
Cazuza e as parcerias de sucesso no Lado B de ‘Burguesia’
O lado B do segundo LP abre com Azul e amarelo, parceria do cantor com Lobão, na qual o poeta exagerado entoa verso de Cartola, um de seus ídolos, para se tornar, ainda que postumamente, parceiro do autor de Um mundo é um moinho.
Cazuza dá novos sentidos ao blues rock Cartão postal (Rita Lee/ Paulo Coelho) e traz parceria com Leoni, em Manhatã, e Arnaldo Brandão, em Bruma. Quando eu estiver cantando, outra parceria de Cazuza com João Rebouças, encerra o álbum de maneira comovente.
Confira o conteúdo completo de Burguesia, o último álbum de Cazuza:
Disco 1
Lado A
1. Burguesia
2. Nabucodonosor
3. Tudo é Amor
4. Garota de Bauru
Lado B
1. Eu Agradeço
2. Eu Quero Alguém
3. Babylonest
4. Como Já Dizia Djavan
5. Perto do Fogo
Disco 2
Lado A
1. Cobaias de Deus
2. Mulher Sem Razão
3. Quase Um Segundo
4. Filho Único
5. Preconceito
6. Esse Cara
Lado B
1. Azul e Amarelo
2. Cartão Postal
3. Manhatã
4. Bruma
5. Quando Eu Estiver Cantando