Quando Maria Bethânia lançou As canções que você fez pra mim em 1993, sua bem-sucedida carreira andava distante da popularidade obtida com os LP’s Álibi, Mel e Talismã. Contudo, o álbum dedicado às canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos mudou este panorama, tornando-se seu disco mais vendido.
Agora, este clássico está sendo relançado pela Universal Music em uma edição especial em vinil azul, já disponível na Umusic Store pelo valor de R$ 229,90.
Escolhidas a dedo por Maria Bethânia, onze composições da dupla ganharam memoráveis interpretações da cantora, que participou de todo o processo de produção.
O primeiro single, As canções que você fez pra mim, de 1968, conquistou as paradas de sucesso e os corações mais românticos do país. Os impecáveis e originais arranjos (e regência de cordas) do maestro inglês Graham Preskett contribuíram para dar novas nuances às músicas, mesmo às mais conhecidas, como Olha (1975) e Detalhes (1971).
Leia também:
The Police relança o clássico ‘Synchronicity’ em vinil duplo colorido
Vendas de discos de vinil crescem 136% no Brasil
Os 10 discos de vinil mais vendidos em 2024, segundo a Amazon
A contundente Fera Ferida (1982), outro grande momento do disco, foi tema de abertura da novela homônima da TV Globo. A alta carga dramática impressa por Bethânia em Palavras (1973), Costumes (1979) e Você não sabe (1983) rivaliza com as belas gravações originais do Rei.
Despudorada declaração de amor, Eu preciso de você (1981) surge iluminada e, assim como a sensual Seu corpo (1975), é uma das faixas mais leves do tributo.
Joia obscura lançada por Roberto em 1974, a tristíssima Você é trilha sonora certeira para qualquer dor de cotovelo. Celebração à vida de artista, Emoções (1981) encerra o álbum com brilhantismo.
Maria Bethânia relança em junho o álbum ‘Mel’ em vinil creme opaco
Após o estrondoso sucesso de Álibi, a cantora Maria Bethânia apostou novamente em um repertório romântico, porém mais sensual, obtendo outro êxito artístico e comercial, como o que aconteceu com o álbum Mel, lançado originalmente em 1979 pela gravadora Philips e agora reeditado em vinil creme opaco pela Universal Music através da Umusic Store pelo valor de R$ 269,90.
Conquistas femininas anunciavam a nova década e Bethânia marcou aquele momento expressando uma sexualidade sem pudores em faixas como Da cor da brasileira, Amando sobre os jornais e Cheiro de amor – esta última, um jingle de motel transformado em canção a pedido da cantora.
Da luminosa e sensual faixa-título, escrita por Caetano Veloso e Waly Salomão, veio o apelido “abelha rainha”. Não por acaso, a palavra mel reaparece em Lábios de mel, sucesso de Ângela Maria nos anos 1950, e no bolero Grito de alerta, o grande hit do disco. Um dos compositores preferidos da cantora, Gonzaguinha ainda assina Infinito Desejo, que narra a “luta de corpos suados, ardentes e apaixonados”.
Embora fale sobre o término de um relacionamento heterossexual, Ela e eu ganhou novos sentidos na voz de Bethânia e, posteriormente, de Marina Lima e de Simone.
Um fim de caso amoroso também é o mote de Loucura, momento mais dramático do álbum, contraponto das delicadas Nenhum verão e Gota de Sangue, da novata Angela Ro Ro. Retratando um instante de rara beleza, Queda d’água arremata o álbum.
Confira o conteúdo completo do álbum As canções que você fez pra mim em vinil azul:
Lado A
1 – As canções que você fez pra mim (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
2 – Olha (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
3 – Fera ferida (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
4 – Você não sabe (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
5 – Palavras (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
6 – Costumes (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
Lado B
1 – Detalhes (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
2 – Eu preciso de você (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
3 – Seu corpo (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
4 – Você (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
5 – Emoções (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)