Pérola Negra foi o primeiro trabalho gravado do lendário e saudoso cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia (1951-2017). Lançado originalmente em 1973 pela gravadora Philips, este disco é considerado um clássico da música brasileira e é notável pela sua mistura de estilos que vão do samba ao rock, soul e blues, refletindo as influências musicais diversas do artista.
Agora, Pérola Negra ganha uma edição especial e exclusiva dos seus 50 anos de lançamento pela Universal Music em vinil fumê translúcido com o selo original da Philips, já disponível na Umusic Store pelo valor de R$ 199,90.
O álbum foi produzido por Guilherme Araújo e teve direção musical de Péricles Albuquerque. A gravação de Pérola Negra veio após o sucesso das gravações de Gal Costa e Maria Bethânia em 1971 e 1972 das canções Pérola Negra e Estácio, Holy Estácio, respectivamente. Entre as faixas do álbum, destacam-se as canções Estácio, Eu e Você, Vale quanto pesa, Pra Aquietar, Abundantemente morte, Farrapo Humano, entre outras.
Este disco ganhou notoriedade por conter uma participação especial do músico Daminhão Experiença na faixa Forró de Janeiro e arte gráfica do álbum apresenta Luiz Melodia deitado em uma banheira sobre um fundo com grãos de feijão preto.
Confira o conteúdo completo do álbum Peróla Negra de Luiz Melodia em vinil:
Lado A
1. Estácio, eu e você (Luiz Melodia)
2. Vale quanto pesa (Luiz Melodia)
3. Estácio, Holly Estácio (Luiz Melodia)
4. Pra aquietar (Luiz Melodia)
5. Abundantemente morte (Luiz Melodia)
Lado B
1. Pérola negra (Luiz Melodia)
2. Magrelinha (Luiz Melodia)
3. Farrapo humano (Luiz Melodia)
4. Objeto H (Luiz Melodia)
5. Forró de janeiro (Luiz Melodia)